Participam medalhistas de Olimpíadas e licenciados que lecionaram 2 anos no PIC Jr.
A extensão em Matemática é uma oportunidade única para estudantes interessados em aprimorar seus conhecimentos na área. O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estão colaborando com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) para promover a concessão de 800 bolsas de iniciação à extensão em Matemática, auxiliando assim no desenvolvimento acadêmico dos participantes.
Essa iniciativa visa proporcionar benefícios tanto para os estudantes contemplados com as bolsas quanto para a comunidade acadêmica como um todo. A extensão em Matemática possibilita uma imersão mais profunda no universo dos números e das fórmulas, contribuindo para a formação de profissionais mais qualificados e preparados para os desafios do mercado de trabalho. É importante incentivar projetos como esse, que fomentam o ensino e a pesquisa em Matemática e ajudam a impulsionar a educação no país.
.
Extensão em Matemática: Parceria entre Capes e Impa
A assinatura do convênio ocorreu na última terça-feira, 2 de abril, na sede do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, e contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; e da presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Pires de Carvalho.
A partir da parceria, a Capes concederá benefícios a estudantes de graduação que passarem por processos seletivos conduzidos pelo Impa. O objetivo é incentivar a formação de profissionais qualificados em matemática e áreas afins.
Bolsas e Benefícios para Estudantes Universitários
O público-alvo são medalhistas de qualquer edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) matriculados em cursos de bacharelado em Matemática ou em áreas afins, como Engenharias, Ciências e Tecnologia. A iniciativa também contempla licenciandos em Matemática que tenham atuado como professores do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) por, no mínimo, dois anos.
As bolsas, no valor de R$ 700, terão duração de um ano e serão distribuídas em duas etapas. A primeira etapa começará neste mês, com a concessão de 400 benefícios. A segunda fase está prevista para abril de 2025, contemplando a outra metade dos estudantes selecionados.
Investimento no Futuro com o Programa de Iniciação à Extensão Capes – Impa/OBMEP
A iniciativa, denominada Programa de Iniciação à Extensão Capes – Impa/OBMEP (PBIEXT-OBMEP), substituirá o PIC e receberá um investimento estimado de R$ 6,72 milhões. O objetivo é preparar os estudantes para carreiras científicas e tecnológicas, ampliando seus conhecimentos em matemática e desenvolvendo habilidades para atuarem como professores.
O PBIEXT-OBMEP visa fortalecer a participação de alunos de graduação em atividades de extensão, garantindo uma formação sólida, atraindo pesquisadores para os programas de pós-graduação de Matemática e áreas correlatas, e aprimorando a formação desde o início da carreira acadêmica, ao estreitar os laços entre universidades e escolas da educação básica. Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Capes
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo