Goleiro Sarr, do Rayo Majadahonda, punido com dois jogos e seu time perde por 3 a 0. Tribunal desportivo espanhol declara derrota por atitude antidesportiva. Videos e imagens foram fornecidos.
Depois de se envolver em uma briga com torcedores que proferiam gritos racistas, o goleiro Sarr, do Rayo Majadahonda, da terceira divisão da Espanha, recebeu uma suspensão de dois jogos. O tribunal desportivo espanhol também determinou a derrota de sua equipe por 3 a 0 para o Sestao River. Após a confusão, o goleiro foi expulso e o elenco do Majadahonda decidiu não retornar ao campo.
O incidente causou grande repercussão na mídia, com diversas críticas à conduta do goleiro. A atitude do guarda-redes gerou debate sobre o combate ao racismo no futebol e a necessidade de punições mais severas para casos semelhantes. A ação de Sarr foi condenada por diversos setores, evidenciando a importância do fair play e do respeito no esporte.
Incidente de racismo durante partida de futebol
+ Goleiro que sofreu racismo agradece apoio de Vini Jr.: ‘Até a morte com ele’ A justiça desportiva espanhola decidiu punir o goleiro por uma ‘pequena infração em atitude antidesportiva’, enquanto o Majadahonda terá que pagar uma multa de 3 mil euros (R$ 16,4 mil). Já o Sestao, responsável pelo estádio onde ocorreu o incidente, foi multado em seis mil euros (R$ 32,8 mil) e terá os portões fechados nos próximos dois jogos.
Justiça desportiva e a questão do protocolo
De acordo com o tribunal desportivo espanhol, o time da casa não seguiu o protocolo estabelecido para situações como essa. O goleiro foi punido por não informar ao árbitro sobre os insultos racistas dos quais foi alvo e por reagir de forma que não seguiu os canais legais corretos. A justiça esportiva do país também refutou as acusações do Sestao, de que o goleiro agiu de maneira violenta com a intenção de agredir o árbitro.
Controvérsias e evidências questionáveis
Também foi mencionado que os vídeos fornecidos pelo Rayo Majadahonda como prova do incidente foram considerados como ‘imagens parciais e, portanto, tendenciosas’. A partida entre Rayo Majadahonda e Sestao River foi interrompida aos 45 minutos do segundo tempo após a equipe de Sarr se recusar a retornar ao campo. O sistema de som do estádio foi acionado para alertar os torcedores locais que estavam proferindo insultos ao goleiro, reforçando a gravidade do acontecimento.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo